Wednesday, November 4, 2009

As padocas de Chinatown



Pão doce, pão de ló, empadinha, pastéis de Belém, tudo tem nas padarias chinesas




O pork bun do Momofuko


Eu sempre fui a menina da bolha. Sempre padeci de alergias na infância e tenho o nariz mais temperamental do mundo. Por isso eu gosto de acupuntura. Medicina preventiva é tudo de bom para pessoas sensíveis como eu. Assim que cheguei a Nova York, comecei uma busca danada por um bom acupunturista que fosse médico também. Acabei indo pra Chinatown e encontrei o Dr. Seng, que tem uma pequena clínica e me conquistou com revistas sempre atualizadas na sala de espera (de atualidades e de mulherzinha, mas nenhuma de fofoca, que isso é coisa pra salão de beleza) e uma trilha sonora à base de óperas e música clássica. Muito erudito, esse Dr. Seng.
Além de me livrar das malditas trilhas new age dos consultórios orientais (uma benção!), a acupuntura me faz ir todas as semanas para o lado menos turístico do bairro chinês de Manhattan, que fica já no East Village, perto da Manhattan Bridge.
Adoro andar a pé em lugares populares. Adoro ver gente indo e vindo, olhando vitrines, vendendo legumes e frutas nas esquinas. É a vida andando também. Quando não ando, minha alma morre um pouco.
E foi nessas andanças pelo bairro que descobri as padarias chinesas. Baratérrimas (tipo, qualquer coisa custa um dólar), elas são a coisa mais parecida com uma padoca brasileira que já achei nos Estados Unidos.
Tem pão doce com recheios dos mais variados (de creme de baunilha, amêndoa, abacaxi, manga..., uma loucura). Tem pão de leite com recheio de salsicha, de carne de porco com cebola, de queijo com salsinha. Tem bolo de pão de ló, tortinhas que parecem pastéis de Belém (algumas são chamadas de Portuguese egg custard tart) e até empadinha (chicken pie e pork pie), pequenininhas.
Além disso, tem todos aqueles doces com feijão, sucos, leites aromatizados, sandubas com pão de fôrma daquele fofinho, e até pequenos pratos com arroz. Algumas preparam aqueles sanduíches com pão fervido e recheio de carne de porco, que o chef David Cheng, o mais badalado da cidade com o seu minirestô Momofuko, reproduz tão bem no Momofuko Ssam Bar, a versão mais acessível de seus miniempreendimentos gastronômicos.
Se vier a Nova York com orçamento apertado, nem pisque, seu almoço (quase) grátis está escondido em Chinatown.

Aqui, um roteiro bem bacana das padocas chinesas

No comments:

Post a Comment

Followers