Saturday, November 7, 2009

Sabadão com sol em Red Hook


Valentino Pier: com a estátua da Liberdade a fundo


A moçada moderna em Red Hook


O esconderijo da famosa Key Lime Pie


Vocês vão me ouvir falar bastante de Red Hook, o bairro aqui do lado que abriga a Ikea. Tem muita gente alternativa que mora lá, em antigos galpões das docas que foram transformados em lofts incríveis, e em casinhas de tijolinho que abrigam ateliês de artistas e pequenas galerias. Tem também um malfadado 'project', que é a versão nova-iorquina de moradia popular. Qualquer prédio gigante de tijolinhos com janelas pequenas, mesmo em Manhattan, é um 'project'. Gente bem de vida fica longe deles, pra evitar problemas. Os 'projects' ganharam notoriedade quando a juíza hispânica Sotomayor foi nomeada para a Suprema Corte.
Ela, que causou polêmica ao se autoproclamar uma "wise latina", cresceu num project, criada por mãe solteira. Se ela não fosse muito "wise" jamais teria chegado aonde chegou.
Realmente, as escolas perto dos projects têm baixo rendimento e seus arredores também preocupam em horas menos normais. Mas Carroll Gardens, onde moro, é totalmente o contrário, um bairro totalmente branco grudado em Park Slope, cheio de crianças e mães com carrinhos pra cima e pra baixo. Quando quero me sentir um pouco "alternativa" vou pra Red Hook (assim dou minha pequena volta no "wild side").
O bairro foi fundado pelos holandeses no séculos XVII, quando começou a florescer uma indústria naval ali. As docas e o ambiente de porto ainda estão lá, assim como os imensos galpões onde a máfia siciliana guardava mercadoria roubada (e onde Scorcese filmou uma cena de "Goodfellas").
É justamente no pier Valentino, de Red Hook, que vejo uma das imagens mais bonitas da cidade. Em frente a estátua da Liberdade, à direita, lower Manhattan, além barcos e veleiros, e a Ellis e a Governor Islands. Tem um gramado gostoso pra se jogar numa tarde de sol. Saindo de lá o canal é encarar uma das maravilhosas key lime pies do Steve, que fica escondido entre os galpões.
Mas hoje dispensei a famosa tortinha de limão. Bati um sanduíche muito bom, um BLT (Bacon Lettuce Tomato) com rúcula e maionese de limão no diner "Hope and Anchor", que tem garçons jovens e modernitchos (claro), e fica na rua comercial do bairro, A Van Brunt. Caminhada feita, lanche tomado, e o sol se foi. Hora de voltar pra casa.

No comments:

Post a Comment

Followers