Sunday, November 15, 2009

Sábado à noite em NY: saia, mas não me chame


Mercat: ótimas tapas no Soho


Eu deveria ter seguido à risca a mesma regra que estabeleci quando morava em São Paulo. Sábado à noite é dia de ficar em casa. Esparramada no sofá. Com pizza e coca-cola. E um bom DVD. E só.
Os melhores dias para sair à noite em Nova York, como em Sampa, são terça, quarta e quinta. Mas ontem abri uma exceção. Fui encontrar uma grande amiga e seus amigos no Soho, mais precisamente no Mercat, um simpático restaurante catalão com pé direito alto, paredes de tijolinho aparente, pouca luz e muita animação.
O programa foi superagradável, mas a chegada... Quanto estresse. Primeiro, eu sou uma atrasada por natureza. Sempre acho que dá pra fazer cinco coisas em 15 minutos e chegar a tempo aos lugares. Nunca dá. E com bebê em casa, pior ainda. Sendo a momzilla que sou, largar a pimpolha com a babá leva uma década.
Enfim, restaram cinco minutos pra trocar de roupa, arrumar o make, pentear o cabelo...E pronto, a destrambelhada sai em pleno sábado, no horário em que tinha que estar no restaurante.
Normalmente, leva-se 15 minutos pra ir do meu bairro no Brooklyn pra chegar a Lower Manhattan. Mas tinha chovido, uma garoa fina caía na Clinton Street, eixo dos táxis amarelos no bairro. Os carros até que passavam, mas lotados. Todo mundo indo jantar. E o cabelo indo pra cucuia na garoa (claro que esqueci de pegar guarda-chuva, óbvio).
Eu e minha cara-metade -- já bufando, porque a atrasada sempre sou eu -- finalmente conseguimos um táxi. Mas isso não quer dizer que andamos. Estava tudo parado. Estilo Augusta à meia noite, sabe como é? Um horror. A ponte do Brooklyn, linda, iluminada. E nós lá embaixo da armação de metal, esperando a "bridge and tunnel crowd" se movimentar rumo à ilha. Pra quem não sabe, assim é como aqueles que moram em Manhattan chamam o povo dos subúrbios, que se manda pra Big Apple somente aos finais de semana pra curtir a noite.
Resultado, chegamos com quase uma hora de atraso. Um papelão. Mas o vinho, o bom papo e as deliciosas tapas compensaram.
Para os visitantes, fica o recado: se estiver em NY num sábado à noite faça, no máximo, uma reserva pra jantar num restaurante bacana, mas cedinho, quando cair a tarde, num lugar que seja perto do seu hotel e você não precise pegar nenhum meio de transporte. Nem táxi, nem metrô, só seu par de pernas. Deixe a balada para outro dia. Aproveite pra comprar umas comidinhas deliciosas, uns queijos, uns salaminhos, um vinho, arrume as suas compras recentes na mala, escreva no seu diário de viagem, veja um filme na tevê, faça a lista dos lugares que ainda quer visitar. Mas, como eu, não pense que cair na night vai ser incrível. Porque, como em São Paulo em qualquer sábado à noite, não vai.
Vá lá: Mercat, 45 Bond St. entre Lafayette e Bowery, a partir das 6pm

No comments:

Post a Comment

Followers