Friday, November 13, 2009

"Mad Men": a série do momento


Os personagens "fashion" da série "Mad Men"


Esqueça "Curb Yor Enthusiam" (que também é muito legal). Meu fascínio atual, e o de milhões de americanos, é "Mad Men", a série ambientada no começo dos anos 1960 que retrata o mundo dos publicitários da Madison Avenue (daí o nome Mad), e que está no final da terceira temporada.
Com figurino e cenografia incríveis, a série revive o ambiente de uma agência de publicidade quando a indústria emergiu como a grande força global para empurrar produtos goela abaixo do consumidor e criar desejo de comprar, comprar e comprar sem parar...
Um mundo hostil até para o atormentado Don Draper, personagem principal da série, com seus executivos ambiciosos, machistas e muitas vezes sem escrúpulos. Um cenário também de mulheres submissas no escritório ou lutando por um espaço, esposas infelizes nos subúrbios, e a luta por direitos civis correndo solta como pano de fundo. É chocante como eram as coisas para as mulheres, e ver quanto mudou em tão pouco tempo.
Quando olho ao meu redor, vejo que era exatamente a realidade da minha sogra e do meu pai, que têm mais de 60 anos. Um mundo formal onde mulheres usavam luvas e colares de pérola, e os homens não eram respeitados se não usassem um belo terno, chapéu e gel no cabelo. Onde era normal maridos terem amantes e garçonnières, e as esposas eram tratadas praticamente como crianças com corpos de adultos (e muitas mulheres que trabalhavam entregavam os salários pros maridos...).
Esse mundo com papéis tão definidos e moda tão marcada está fazendo sucesso em Nova York... Em vários bairros têm (ai já tinha dado um fora achando que o verbo ter tinha perdido o acento no plural, mas não perdeu...) pessoas organizando "Mad Men" parties. Os outfits dos anos 60 estão ficando difíceis de encontrar nos brechós (Banana Republic e Brooks Brothers já entraram na onda lançando modelitos inspirados na série), e os drinques da época como mint julep também animam a balada. Como disse o NYT em editorial, nada como apelar pra um pouco de escapismo quando a crise aperta...

1 comment:

  1. Olá!
    Venho acompanhando seu blog desde o início e finalmente resolvi deixar um alô. Estou planejando voltar à NY este ano e com certeza vou aproveitar muitas das suas dicas. Enquanto não chego aí, vou me divertindo com Mad Men, que é mesmo um primor! Valeu pela sugestão!

    ReplyDelete

Followers